Alô! Aqui quem fala é Meucci

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Há alguns dias atrás, enquanto ouvia um programa de radio, ouvi o apresentador perguntar a um ouvinte: quem inventou o telefone? O ouvinte não sabia a resposta, então o apresentador deu a seguinte resposta: “Alexander Graham Bell, ele foi o homem que inventou o telefone”. Com todo respeito ao apresentador, será que isso é verdade ou é apenas mais uma das nossas tão conhecidas falácias?

Bell patenteou o seu telefone nos Estados Unidos no inicio de 1876, mas esta patente foi contestada repetidamente, aparecendo mais de um reivindicador para a recompensa de ser o inventor original do telefone. Além de gozar de uma boa recompensa, o inventor do telefone carregaria consigo a gloria de ser o responsável por um dos inventos mais usados e importantes para o mundo.


Dentre esses reivindicadores, Antonio Meucci, um emigrante italiano, arquivou em 1871 um requerimento no Gabinete de Patentes dos Estados Unidos, e tentou convencer o Sr. Grant, presidente da Companhia Telegráfica de Nova Iorque, a experimentar o instrumento. Uma doença, consequência de um ferimento devido a uma explosão a bordo de um barco, atrasou as suas experiências, e impediram que terminasse a sua patente. O instrumento experimental de Meucci foi exibido na exposição de Filadélfia de 1884, e atraiu muita atenção mas o modelo demonstrado não estava completo.


Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória da sua invenção, e acabou vendendo o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell, que em 1876 patenteou a invenção como sua. Meucci processou-o, mas acabou por falecer durante o julgamento e o caso foi encerrado.

Assim, Bell foi considerado durante muitos anos como inventor do telefone, mas o trabalho de Meucci foi reconhecido postumamente em 11 de junho de 2002 o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução No. 269 na qual se reconheceu que o inventor do telefone foi, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell.

Meucci não pôde viver o suficiente pra saber que a sua invenção seria tão popular. A falta de dinheiro o impediu de ter sua assinatura em sua própria invenção. Certamente não foi o primeiro e não será o ultimo, mas será eterno através de sua nobre invenção. Obrigado Meucci.